top of page

muladhara • chakra básico


muladhara: Raiz; suporte

Localização: Base da coluna vertebral, com uma única face voltada para o solo

Número de pétalas: 4

bijamantra ou sílaba semente: lam

Elemento: Terra

Reino: Mineral


De acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow, este chakra corresponde ao primeiro degrau: necessidades fisiológicas - ar, água, comida, excreção, sono, homeostase, sexo.


 

O chakra básico ou muladhara é o primeiro e sua função principal é a de transferir a energia da terra ao corpo. Ele está relacionado à força de coesão da matéria, ao corpo físico, ao instinto de sobrevivência, senso de segurança e proteção.


Na anatomia humana, encontra-se próximo ao plexo nervoso sacrococcígeo, entre o orifício anal e o órgão genital.

A energia deste chakra impulsiona a vontade de viver, a fim de garantir o suporte e a manutenção das necessidades básicas. A tal função estão associados o prazer e a dor, a fome e a saciedade, os ciclos de atividade e repouso, a proteção do corpo com relação ao clima e agressões externas e o senso de pertencimento a um grupo. Quando a sua atividade está equilibrada, o indivíduo apresenta autoconfiança, coragem e poder de realização.

Embora a sua atividade seja voltada à fisiologia em geral, inclusive ao funcionamento automático e autônomo do organismo, alguns estudos apontam para a relação com as glândulas suprarrenais, responsáveis pela secreção de adrenalina, que dispara o mecanismo de luta ou fuga.


Este é um ponto de aterramento, através do qual captamos a força telúrica, a energia da terra que proporciona vitalidade ao corpo físico. Sua correspondência com o elemento terra aponta para o reino mineral, que está presente na constituição física do nosso corpo e do planeta.


O chakra básico é a morada da kundalini, o fogo serpentino alimentado pela energia telúrica. Esta força se apresenta como um cordão de energia adormecido e enrolado oito vezes. Quando ela desperta, ascende pelo canal virtual da medula em direção ao chakra coronário, o que requer um acompanhamento sério, pois se trata de uma energia extremamente poderosa.


Ainda existe a associação deste chakra com apana vayu, a corrente de energia ou vento interno que se movimenta para fora, ou seja, excreção de toxinas de ordem material e sutil.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page