top of page

Chakras pessoais: os centros de força responsáveis pelo intercâmbio energético



Os chakras são centros de força responsáveis pelo intercâmbio energético entre o ser humano e o espaço exterior. Eles desempenham funções relacionadas ao organismo físico, psíquico e sutil (planos de consciência e existência não localizados), e podem ser classificados como pessoais e transpessoais.


A disposição dos sete chakras pessoais tem correlação com órgãos e sistemas, bem como suas funções, que aproximam a estrutura invisível de nossa realidade concreta. Assim, de acordo com as alterações físicas e de estados emocionais e mentais, podemos estabelecer uma associação com o chakra relacionado, a fim de harmonizar e restaurar o equilíbrio dinâmico de todo o sistema sutil.



Em sua condição natural e saudável, os chakras encontram-se girando com velocidade e intensidade. Entretanto, vários eventos e situações podem perturbar a vitalidade dos chakras, como alimentação, sono, relacionamentos e agentes externos (ambiente, insetos, animais, objetos).


De acordo com o grau de sensibilidade, os chakras captam vibrações de pessoas ou locais, que podem emergir à consciência como um pensamento intruso, ou emoção inadequada, sem causa aparente.


Outro fator que influencia o movimento ideal dos chakras, são as forças da Terra e do Céu, que trafegam no canal virtual no interior da coluna vertebral. Quando as modalidades de energia densa e sutil se encontram, elas promovem o giro dos chakras. Um evento semelhante é observado na meteorologia, quando os ciclones são gerados pelo impacto das massas de ar quente e frio. Daí a importância de realizar as práticas de aterramento e sutilização.


O conjunto dos três chakras inferiores: Básico, Sexual e Umbilical ou do Plexo Solar, está mais relacionado aos instintos de sobrevivência, perpetuação da espécie e aos impulsos do corpo de desejos e realização pessoal.


Os três superiores: Laríngeo, Frontal e Coronário, estão voltados aos assuntos mais elevados da existência e da consciência humana, que envolvem processos mentais mais elaborados, valores e sentimentos elevados, bem como a expansão da consciência.


Como mediador dessas duas tendências, o Chakra Cardíaco equilibra os instintos e as aspirações superiores, direcionando as escolhas e ações para o fluxo natural de crescimento.


A correção de pequenos desajustes no sistema energético pode ser efetuada com uma prática pessoal de harmonização dos chakras. Uma outra opção seriam as intervenções através de profissionais habilitados e métodos como Yoga, Reiki, Acupuntura, que promovem a restauração do corpo sutil. Vale ressaltar a importância de incluir a face dorsal dos chacras em qualquer abordagem, pois compõem a totalidade do sistema.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page