manipura • chakra do plexo solar, umbilical
- ANAHATA

- 18 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2024

manipura: cidade das jóias
Localização: quatro dedos acima do umbigo, com as faces ventral e dorsal
Número de pétalas: 10
bijamantra ou sílaba semente: ram
Elemento: fogo
Reino: animal
De acordo com a Hierarquia das Necessidades de Maslow, este chakra corresponde ao terceiro degrau: amor/relacionamento - amizade, família, intimidade sexual
O chakra do plexo solar, umbilical ou manipura é o terceiro e está relacionado ao senso de identidade, ao pensamento linear e ao fogo digestivo, que realiza a transformação do alimento em energia vital. As forças que o ego recebe através deste centro são transferidas pela porção inferior do corpo astral.
Na anatomia humana, encontra-se na altura do umbigo e está relacionado ao plexo celíaco, na região epigástrica, próximo ao estômago. Por esse motivo, alguns estudos adotam o termo plexo epigástrico ou solar. Está relacionado ao sistema digestório, incluindo pâncreas, fígado e vesícula biliar. No intestino, há uma grande concentração de células nervosas, com atividade autônoma e local, denominada “cérebro intestinal”. Isto se deve, provavelmente, à complexidade de processos envolvidos na metabolização dos alimentos e síntese de substâncias endógenas, como enzimas e outros mediadores químicos.
Esta é a sede do princípio da individualidade, a percepção daquilo que está dentro e fora do ser, do lugar que se ocupa no mundo. A energia deste centro controla o processo mental em que estão associados os apegos, as aversões e o senso de propriedade. O próprio termo “solar” se refere ao “eu”, à instância do ego.
O equilíbrio das emoções e sentimentos dependem da compreensão mental. Quando este chakra encontra-se saudável, a variedade de emoções captadas do astral são processadas de forma harmoniosa.
Na forma contraída, o indivíduo se percebe como uma entidade separada do meio, cujo interesse maior é a realização de seus objetivos pessoais, com a satisfação de desejos e o afastamento das aversões. Já em sua forma expandida, influenciado pela amorosidade do chakra cardíaco, se desenvolve o senso de pertencimento à humanidade e a visão sistêmica, que se traduz em empatia, afetividade e elevada capacidade de interação social.
manipura é a sede de samana vayu, a corrente de energia que equilibra prana e apana: processa a substância material (alimento) e a sutil (ideias, emoções). Para algumas tradições orientais, o abdômen é visto como a sede da alquimia, uma metáfora para a transformação da forma (alimento) em energia vital, que é valiosa como o ouro.






Comentários