top of page

Consciência Semântica: O uso consciente da palavra, diálogo interno e comunicação verbal


Palavra é energia.


A vibração é o primeiro estágio de manifestação da matéria que origina, posteriormente, o som.

Diante desse entendimento é preciso ter plena consciência de que tudo o que é vocalizado é determinante no desdobramento de contextos imediatos e/ou posteriores, de acordo com o que é afirmado.

O uso da palavra deve ser feito com responsabilidade, tanto na comunicação com o mundo quanto no diálogo interno.


Assim como o pensamento e o sentimento, cada palavra possui uma vibração específica. Essa vibração, ou intenção, gera uma cadeia de efeitos no campo pessoal e coletivo para que tal informação seja manifestada de forma organizada na matéria. Por isso, além do cuidado com o que você escuta, absorve e internaliza, cuide bem do que você afirma, vocaliza e, consequentemente, pode vir a manifestar.


Mesmo que você precise realizar algumas pausas para buscar as palavras certas para expressar-se de forma adequada, procure ajustar seu vocabulário pela consciência semântica sempre que puder. Você não precisa fazer isso de forma "robótica" abandonando sua espontaniedade, mas é muito importante atentar-se à informação que as afirmações trazem para sua realidade e dos que estão ao entorno.

Ex.: "eu não terei receio de..." pode ser substituído por "eu terei coragem de..."; ou "eu não vou ficar mal por..." por "eu ficarei bem porque..."; etc, seguindo sempre esta linha de raciocínio. Perceba que a informação principal da frase "não terei receio" é o receio, e não a coragem. Assim como a informação principal da frase "eu não vou ficar mal" é o "ficar mal", e não o bem-estar.

Você irá perceber que em determinadas situações o ajuste não será tão simples, mas a dedicação e a prática farão com que a sua mente busque, cada vez mais, as melhores formas de comunicação.


Em relação a músicas e programas com os quais tem afinidade, procure perceber se estes conteúdos estão em harmonia com uma realidade de bem-estar, ou com aquela que você deseja manifestar. Caso perceba algum conteúdo desarmônico e mesmo assim queira continuar usufruindo do mesmo, lembre-se de manter a neutralidade, de não identificar-se com isso psiquicamente e emocionalmente.


Assim como os diversos condicionamentos da mente e do corpo, a forma como nos comunicamos também é moldável. E na intenção de modificá-los para promover o bem maior, a criatividade espiritual passa a manifestar-se de forma natural e espontânea.


Que o nosso bem faça bem para o outro também.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page