top of page

Autopercepção corporal • O estado do corpo sinaliza o conteúdo do fluxo mental


Já parou para perceber como as sensações percorrem o corpo de maneira peculiar?

Tente se lembrar de uma experiência profunda, capaz de provocar uma reação emocional.

Experimente fazer isso agora e observe como a tensão se organiza no físico.

Feche os olhos e procure a parte do corpo em que a sensação começa, que locais percorre e onde termina. Continue repetindo até conseguir perceber um caminho no seu corpo.

O corpo sabe falar: além dos cinco sentidos, há várias outras células especializadas em captar e transmitir percepções.


O ser humano processa, em média, 70 mil pensamentos por dia. Isso equivale a 70 mil impulsos elétricos nervosos afetando o metabolismo.

Pensamentos são traduzidos no corpo através de emoções e sentimentos. Quando não é possível estar consciente dos pensamentos que temos durante o dia, o estado do corpo ajuda a sinalizar o conteúdo desse fluxo mental.


Perceba que quando a mente fica divagando e não está presente no corpo físico, esbarramos em objetos ou derrubamos coisas “sem querer”, porque não estamos conscientes dos limites da pele e do espaço ao redor. Ou quando, por exemplo, estamos segurando um livro, o celular, ou dirigindo, etc, podemos perceber que há um esforço exagerado da musculatura e que é possível relaxar um pouco a tensão.


A auto percepção corporal é uma habilidade muito valiosa para a manutenção da saúde, que também é utilizada em algumas abordagens terapêuticas. Porém, o condicionamento à dicotomia mente x corpo e aos padrões reativos pode tornar necessária uma técnica para deixar o “modo automático” de ser.

Você pode tentar: “Sinto que eu estou dentro do meu corpo aqui e agora, nesse local, realizando tal tarefa.” Feche os olhos e respire longa e profundamente, rastreando seu corpo mentalmente. Em seguida, ocupe todos os compartimentos do seu ser com a sua consciência.

Esteja realmente presente em tal ação, por mais corriqueira que pareça, pois tudo tem uma consciência que merece e requer sua atenção.


Experimente estar presente.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page