top of page

Gaia, a consciência da Terra


Gaia é a Mãe Terra da mitologia grega, embora este termo tenha se difundido mais amplamente na década de 80, através do trabalho de James Lovelock e sua “Hipótese de Gaia”. Atualmente "Gaia" é um termo já consagrado para muitos, e que nos conecta ao Planeta Terra de forma mais consciente e sensível.

A Terra revela um sistema muito belo, ecológico e inteligente, e em sintonia com essa dinâmica podemos trabalhar em conjunto a fim de nutrir o desenvolvimento de todos os seres.


Quando observamos a capacidade de autorregulação do ecossistema, fica evidente a inteligência envolvida na homeostase do planeta. A fruta madura que cai da árvore pode parecer um fenômeno aleatório e acidental. Entretanto, nada tem de acidental: o impacto da queda provoca uma vibração no solo, gerando uma mensagem. Através dessa linguagem peculiar, animais que se alimentam desta espécie se aproximam, e a informação também é conduzida a outras árvores, através da rede formada pelas raízes. Mais tarde, os frutos se transformam em fertilizante, fortalecendo e promovendo o crescimento da planta.

O fototropismo também é algo que revela a inteligência da natureza: as plantas crescem em resposta e em direção ao estímulo da luz.


Assim como qualidades e polaridades características de pessoas e locais podem ser reconhecidas pela radiestesia, muitos de nós também podemos perceber e sentir a energia dos ambientes através dos sentidos e da sensibilidade mais refinada. Quando sinceramente receptivos, podemos escutar o que Gaia tem a nos dizer. Como as batidas de um coração, as pulsações emitidas pelo centro da Terra revelam sua essência consciencial, podendo ser, inclusive, também observadas pela Ressonância Schumann e seus registros da atividade do campo eletromagnético planetário. E ainda há filosofias que defendem a evolução da Terra, o que compreende a plenitude do quinto elemento: a quintessência, substância sutil ou éter.


Sendo assim, a partir de uma breve reflexão sobre o conjunto de mecanismos que sustenta a vida, o ambiente e a atmosfera, compreendemos que existe uma conexão profunda entre os seres e o planeta. Cada um de nossos atos têm um propósito em Gaia, a alma do lar da humanidade. E assim como nós somos preenchidos pelo sentimento de gratidão genuína à Gaia e a tudo o que elas nos oferece, ela também cultiva a mesma gratidão por nós.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sintonia com Os Ciclos Lunares

A Lua conduz todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento. E assim como exerce influência sobre as marés e processos de...

bottom of page